Melhorando a experiência de compras online de ciclistas
BIKE PRO - DESIGN CIRCUIT
Entender como usuários realizam suas compras
Melhorar experiência de compra
Bike Pro é um projeto fictício de uma loja de ciclismo especializada
BikePro é uma loja de ciclismo especializado que atualmente vende seus produtos online, por meio de uma plataforma de comércio eletrônico, que deseja oferecer uma experiência mais personalizada para seus usuários. Eles pretendem migrar para uma solução de design completa que os ajudará a aumentar sua taxa de conversão, além de promover produtos cruzados para aumentar as vendas.
O cliente realizou testes no passado e pode confirmar que, como muitos sites de comércio eletrônico, seus usuários estão desistindo no processo de checkout, e quando finalizam a compra, não adicionam produtos cruzados durante o processo de checkout.
Segundo o cliente, seus usuários possuem, em sua maioria, entre 25 e 50 anos, gostam de gastar dinheiro em seu hobby de ciclismo e ter um estilo de vida ativo. Pesquisas mostram que seus usuários também estão interessados em fazer compras de acessórios, e até mesmo investir dinheiro extra em itens que terão por muitos anos, em vez de itens que terão uso por uma temporada.
A loja física mostra que muitos clientes tendem a comprar bicicletas, peças, acessórios e roupas juntos. Já os dados da loja online mostram que os clientes compram apenas a bicicleta ou apenas os acessórios.
Problemas
Usuários estão desistindo da compra na hora do checkout.
Não compram produtos cruzados.
Não sabem que conseguem personalizar seus produtos.
Abordamos esses problemas com uma pesquisa
Para iniciamos esse projeto abordei esses problemas com uma pesquisa. As perguntas foram direcionadas para entender o processo de compra dos usuários. Com isso consegui entender mais a fundo sobre os usuários.
Usuários da loja online apresentam comportamentos distintos em relação à loja física, revelando pouco interesse em compras de produtos cruzados.
Indecisões durante a compra são comuns, destacando a necessidade de informações detalhadas e um checkout mais eficiente.
A impossibilidade de testar produtos antes da compra é apontada como um obstáculo. Agora, buscamos soluções para esses desafios identificados.
Com os dados em mentes começamos as possíveis soluções
Simplificação do processo de checkout
Com base na pesquisa sobre a burocracia do processo de checkout, uma possível solução é simplificar e agilizar essa etapa com menos processos.
Informações detalhadas dos produtos
Com base nos problemas dos usuários de não conseguirem obter informações detalhadas um solução seria fornecer descrições mais completas do produto, mais fotos, vídeos dos produtos e mostrar o produto em 360º.
Recomendações
Como os usuários frequentemente apresentam indecisão ao encontrar um produto, uma possível solução seria recomendar produtos com base em critérios como "Os mais comprados", "Os mais avaliados" e outros. Isso ajudaria a reduzir a indecisão do usuário, fornecendo sugestões populares e bem avaliadas para facilitar sua escolha.
Avaliações e Dúvidas
Com base na pesquisa, descobrimos que os usuários procuram por opiniões e feedbacks de pessoas que já compraram o produto para obter informações e tirar suas dúvidas. Para facilitar esse processo, uma solução seria adicionar uma aba de avaliações, vídeos de review do produto e dúvidas nas páginas dos produtos.
Test Drive
Como os usuários acabam desistindo da compra por não poderem testar o produto, uma solução seria oferecer a possibilidade de fazer um test drive antes de comprar o produto, agendando um dia e horário para visitar a loja física e realizar o teste.
Quiz de recomendação
Como os usuários frequentemente apresentam indecisão na hora de encontrar a bicicleta ou produto ideal, uma possível solução seria a criação de um quiz com algumas perguntas. No final, seriam recomendados um produto ou bicicleta ideal de acordo com as respostas do usuário.








